terça-feira, 1 de abril de 2008

Distribuições Linux - Kurumin Linux - Download



O Kurumin é mais uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e alguns colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no Brasil.


Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo ao utilizador usar, distribuir, ver inclusive modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.


Além do fato desta distribuição estar totalmente em português, existem algumas outras mais valias que tornam este sistema operacional num sistema bastante fácil de usar, mesmo para quem está habituado ao Windows!


O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar, funciona diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e se o utilizador quiser pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.



Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar do que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows. Um dos grandes feitos do Kurumin passa pelos ícones Mágicos, pois o Kurumin inclui mais de 400 scripts e ferramentas de configuração, organizados no Clica-Aki, o Painel de Controle do Kurumin.


Estes scripts incluem funções para instalar novos programas, configurar servidores, configurar placas wireless e softmodems, firewall e muitas outras funções úteis. O que é “complicado” noutras distribuições, pode ser feito com poucos cliques no Kurumin. Esta “distro” também suporta muito bem qualquer tipo de multimidia, basta instalar o suporte para mais formatos de vídeo e suporte de DVDs protegidos através dos ícones mágicos e conseguirá ver até mesmo vídeos via streaming chegados via browser, usando o MplayerPlugin. O Kurumin é a distribuição com melhor suporte para programas Windows. Pode-se utilizar o Windows dentro de uma máquina virtual, usando o VMware Player (que instala através do Kurumin-EMU, disponível no Iniciar > Escritório), ou utilizar os programas diretamente usando o Wine (disponível através dos ícones mágicos). Também pode utilizar jogos do Windows através do Cedega.


Já inclui um conjunto completo de drivers para modems e placas wireless. O Kernel 2.6 atualizado faz com que estejam disponíveis versões recentes dos drivers para outros dispositivos. Faça o download do kurumin gratuitamente e grave num cd. Experimente-o no modo Live CD , se tiver interessado basta ir ao painel de controle e através de lá instalar o Kurumin numa partição seguindo os passos dados pela ajuda que vai aparecendo.




Kurumin Linux 7 Versão Final revisada:
Tamanho: 648 MB

Links:
http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-7.0r3.iso
http://darkstar.ist.utl.pt/pub/kurumin/kurumin-7.0r3.iso
http://espelho.pop-sc.rnp.br/mirror/pub/kurumin/kurumin-7.0r3.iso
http://mirrors.uol.com.br/pub/kurumin/kurumin-7.0r3.iso

Link FTP:
ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/kurumin/kurumin-7.0r3.iso

Kurumin Linux 7 Light:
Versão Reduzida com menos programas
Tamanho: 182 MB

Links:
http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-light-7.0.iso
http://darkstar.ist.utl.pt/pub/kurumin/kurumin-light-7.0.iso
http://espelho.pop-sc.rnp.br/mirror/pub/kurumin/kurumin-light-7.0.iso
http://mirrors.uol.com.br/pub/kurumin/kurumin-light-7.0.iso

Um comentário:

Anônimo disse...

Brother, valew por postar aqui os links das duas distro, sempre quando tô em foruns procurando solução pra pro problemas em PC apelam sempre pra rodar um Live-linux (direto do cd), vc ja catou todos os links e disponibilizou!

esse blog eh a minha cara haha!

E ai galera, comentem as postagens... plz

Blog do Psico - Ultimas Postagens

Twig's Tech Tips

Nerdson não vai à escola

Site Inovação Tecnológica

Portal C++ - Diogo_RBG

Renê Dettenborn

Grupo de Usuários de Software Livre da UFT

VivoVerde