Damn Small Linux, também conhecida como DSL, é uma distribuição linux baseada, inicialmente no Knoppix, mas hoje, incorpora muitas funcionalidades do Debian. É conhecida por ser muito pequena: o iso da última versão estável - 4.1 - tem menos de 50 MB, cabendo em um mini-CD.
A distribuição também é muito leve: segundo o seu website, ela é capaz de rodar em um sistema 486DX com 16 MB de memória RAM. DSL pode ser executada a partir de um CD (live CD) - inclusive um mini-CD - sem instalação no disco rígido. É possível ter um sistema funcional em um computador sem disco rígido. Ela também pode ser executada a partir de um pen drive. Pode ser instalada no disco rígido.
O Damn Small Linux também inclui capacidades que facilitam a customização e instalação de extensões, inclusive com a adição de novos programas a um sistema rodando a partir de um live CD.Em 30 de dezembro de 2006, a distribuição está em 8º lugar no ranking de visitas do site Distrowatch.
História
DSL foi originalmente concebido e mantido por John Andrews. A comunidade agora inclui Robert Shingledecker, que criou o sistema MyDSL, DSL Control Panel, e outras funcionalidades.
DSL foi originalmente baseado no Model-K, uma versão enxuta do Knoppix com 22 MB de tamanho, mas logo depois optou-se por utilizar o Knoppix, que permitia remasterizações mais
faceis e outros melhorias O história completa do desenvolvimento do DSL podem ser encontrados nesta página.
Aplicativos e capacidades
Segundo o seu website, DSL possui:
Segundo o seu website, DSL possui:
- XMMS (player de MP3, música de CD, e MPEG)
- Cliente FTP
- Navegador web Dillo
- Navegador web Mozilla Firefox
- Planilha eletrônica
- Cliente de e-mail e notícias Sylpheed
- Processador de texto (Ted)
- Três editores de texto - Beaver, Vim, e Nano (clone do Pico)
- Edição e exibição de imagens (XPaint, e xzgv)
- Visualizador de PDF Xpdf
- Gerenciador de arquivos emelFM
- Cliente de AIM, ICQ e IRC Naim
- VNCviwer
- Rdesktop
- Cliente e servidor SSH/SCP
- Cliente DHCP
- PPP, PPPoE (ADSL)
- Servidor web
- Calculadora
- Algum suporte a impressoras
- NFS
- Gerenciadores de janela FluxBox e JWM
- Jogos
- Ferramentas de monitoração do sistema
- Uma grande variedade de ferramentas de linha de comando
- Suporte a USB e pcmcia
- Algum suporte wireless
DSL-N
Existe uma distribuição semelhante à DSL, chamada DSL-N, ou Damn Small Linux Not. Ela é desenvolvida por alguns dos mesmos desenvolvedores da DSL. Ao contrário da DSL, ela não tem um limite rigoroso de tamanho, o que possibilita a inclusão do linux 2.6 (em contraste à DSL, que utiliza linux 2.4) e aplicativos baseados em GTK2. Apesar de não ter um limite rigoroso de tamanho, os criadores da DSL-N se esforçam para mantê-la compacta[1]. O tamanho da versão 0.1RC4 da DSL-N é de 95 MB[2].
Boot options
As opções Boot são também chamados de "cheat codes" no DSL, Knoppix e Morphix.
Com elas, se a Detecção automática de hardware falhar, ou se o usuário quiser usar algo diferente que as configurações padrão (linguagem, linguagem do teclado, VGA, Modo Gráficos seguro ou em modo texto ...), o DSL permite ao usuário inserir um ou mais códigos no prompt de inicialização. Se nada for digitado, DSL irá inicializar com as opções padrão. Os "cheat codes" podem modificar a auto-detecção de hardware, como tambem afetam o GUI. A "cheat codes" códigos podem ser vistas na propria inicialização do DSL ou também no DSL Wiki.VersionsA versão padrão é o DSL LiveCD. Existem também outras versões disponíveis:
* Instalação "Frugal": "DSL's 'cloop' image", o DSL é instalado, como um único arquivo, para uma partição do disco rígido. Esta é provavelmente mais viável e segura do que uma instalação tradicional no disco rígido, uma vez que o aquivo não pode ser modificado diretamente; todas as mudanças feitas apenas são armazenados na memória e descartadas após a reinicialização.
- * "dsl-version-embedded.zip": Inclui QEMU para utiliazar o DSL dentro do Windows ou Linux.
- * "dsl-version-initrd.iso ':-Integra o normalmente separado "cloop image" na imagem do initrd; isso permite inicialização via rede, usando PXE. A opção padrão é a boot "toram", exige, pelo menos, 128mb ram.
- * "Dsl-version-syslinux.iso ': Boots usando o syslinux disquete imagem, em vez de emulação isolinux; para PC's muito antigos que não podem inicialiazr com isolinux.
- * "Dsl-version-vmx.zip ': Uma máquina virtual que pode ser executado em VMware Workstation ou VMware Player.
- * DSL-N: Uma versão ampliada da DSL, que excedam o limite de 50 MB-mini-CDs. DSL-N utiliza a versão 2 do widget toolkit GTK + e 2,6 versão do kernel do Linux. A última liberação de DSL-N, 0.1RC4, é de 95 MB de tamanho.
Pode-se também iniciar DSL usando um disquete de boot criado a partir de uma das imagens disponíveis( 'bootfloppy.img'; 'bootfloppy-grub.img'; 'bootfloppy-usb.img', ou 'pcmciabootfloppy.img'), em muito Computadores antigos, onde o BIOS não suporta o El Torito Inicializável CD Specification. O DSL kernel seja carregado do disquete para a RAM, depois que o kernel executa DSL a partir do CD ou drive USB.
DSL foi portado para o console Xbox vídeo game como X-DSL. X-DSL exige um Xbox modificados. Ele pode correr como um LiveCD ou ser instalados para o Xbox disco rígido. Os usuários também têm executado X-DSL a partir de um drive USB flash, usando o adaptador USB incluídos com Phantasy Star Online, que liga para a ranhura do cartão de memória e inclui uma porta USB 1,1. X-DSL botas em um baseado em GUI X11; o Xbox controlador pode ser usado para controlar o ponteiro do mouse e digite o texto utilizando um teclado virtual. X-DSL possui um Fluxbox desktop, com programas de e-mail, navegar na Internet, Processamento de textos e reprodução de música. X-DSL pode ser customizado pelo download de extensões da mesma MyDSL servidores como DSL.
By Wikipedia
Site do Desenvolvedor: http://www.damnsmalllinux.org/
Downloads:
Damn Small Linux CD:
Tamanho: 49MB
Link:Versão ISO Padrão:
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/current/dsl-4.2.5.iso
http://ftp.heanet.ie/mirrors/damnsmalllinux.org/current/dsl-4.2.5.iso
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/current/dsl-4.2.5-embedded.zip
http://ftp.belnet.be/packages/damnsmalllinux/current/dsl-4.2.5-embedded.zip
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/current/dsl-4.2.5-initrd.iso
http://ftp.belnet.be/packages/damnsmalllinux/current/dsl-4.2.5-initrd.iso
Versão syslinux:
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/current/dsl-4.2.5-syslinux.iso
http://ftp.belnet.be/packages/damnsmalllinux/current/dsl-4.2.5-syslinux.iso
Versão para maquina virtual VMware:
http://ftp.heanet.ie/mirrors/damnsmalllinux.org/current/dsl-4.2.5-vmx.zip
http://distro.ibiblio.org/pub/linux/distributions/damnsmall/current/dsl-4.2.5-vmx.zip
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/dsl-n/current/dsl-n-01RC4.iso
http://ftp.belnet.be/packages/damnsmalllinux/dsl-n/current/dsl-n-01RC4.iso
http://ftp.heanet.ie/mirrors/damnsmalllinux.org/dsl-n/current/dsl-n-01RC4.iso
Baixe manualmente os aplicativos para o DSL aqui:
http://gulus.usherbrooke.ca/pub/distro/DamnSmallLinux/mydsl/
http://ftp.belnet.be/packages/damnsmalllinux/mydsl/
http://ftp.heanet.ie/mirrors/damnsmalllinux.org/mydsl/
.
Um comentário:
Pow, legal o blog, os add-on para o firefox são bem interessantes, pena que agora estou no trabalho e não dá para adicionar por causa da conta de administrador... mas em casa quero adicionar alguns, principalmente o de IRC rsrs achei interessante, quero ver como é que fica aqui :P
Eu como usuária nata de mIRC rsrs
bye ... parabéns e sucesso no BLOG ^^
Postar um comentário